novo cenário

Após recurso do governo, STF mantém votação do pacote na Assembleia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Assembleia Legislativa (divulgação)
Votação de dois projetos ocorreria na terça e foi suspensa por liminar 

Em decisão publicada na manhã desta quarta-feira, o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu os argumentos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e suspendeu a liminar que impedia a tramitação dos projetos de lei complementar (PLC) 503/2019 e 505/2019 na Assembleia Legislativa. A suspensão aconteceu na terça, após decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) em resposta ao pedido da deputada Luciana Genro (PSol). O governo do Estado recorreu para manter a votação do projeto de lei que muda a previdência dos servidores estaduais e plano de carreira. 

Incêndio atinge apartamento, e mulher tem 50% do corpo queimado

- De acordo com o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, a decisão reafirma a legalidade do procedimento adotado pelo governo. - Estávamos convictos que teríamos êxito na medida judicial adotada. A situação econômica do Estado impõe medidas urgentes e necessárias para que o Rio Grande volte a crescer. Para isso, precisamos caminhar em um mesmo sentido e a votação dos PLCs encaminhados pelo Governo é fundamental para essa caminhada - afirmou. 

Com a decisão, os PLCs 503/2019 e 505/2019 retomam a tramitação normal e ficam aptos à deliberação pela Assembleia Legislativa. O projeto 503 diz respeito às alíquotas previdenciárias dos servidores civis, e o 505, ao estatuto e regime jurídico dos servidores civis. 

Enquanto a votação dos projetos é discutida na Justiça, servidores de diferentes categorias estão mobilizados na Praça Matriz, em frente da Assembleia Legislativa, contra as propostas de lei. Com a possibilidade de votação de projetos nesta tarde, os protestos devem continuar na Capital. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Reforma de Previdência dos servidores estaduais é aprovada na Assembleia

Próximo

Audiência pública debate a violência contra a população trans em Santa Maria

Política